quarta-feira, 22 de março de 2017

[Valerie explica] HIDRATAÇÃO - Cronograma capilar




Já explicamos aqui no blog sobre o cronograma capilar, como é feito, quais as etapas e os princípios básicos. Hoje neste post vamos detalhar etapa por etapa, focando na forma de ser realizada, os melhores produtos, receitas caseiras e benefícios.

Para começar vamos na etapa mais básica, porém não menos importante: A HIDRATAÇÃO.

A gente tem mania de achar que tudo é hidratação!

Toda vez que a gente vai no salão a gente vira para o profissional e diz: "meu cabelo tá feio então gostaria de fazer uma hidratação daquelas POWER que vai ressuscitar o bicho". O cabeleireiro, se for bom e experiente, vai olhar seu cabelo, avaliar o estado dos fios e realmente colocar no tratamento o que você precisa, o que não necessariamente é a HIDRATAÇÃO.

Você vai sair do salão linda, escovada, mas a partir da segunda lavada já ver que a tal "hidratação power" não era tão power assim, pois o cabelo já tá feio de novo e ainda vai culpar o pobre cabeleireiro por isso. Se ele lavasse e cuidasse do seu cabelo diariamente ele até podia ser culpado, mas vamos entender que para o cabelo realmente mudar você tem que cuidar dele TODO DIA! 

Sobre a hidratação:

A hidratação tem a função de reposição hídrica dos fios. Ou seja, colocar água nos fios.
Ela não reconstrói, não nutre. Por isso a hidratação pode ser feita em qualquer tipo de cabelo, com ou sem química, ela não sobrecarrega os fios e pode ser feita de 1 a 2 vezes na semana. No mercado, praticamente todas as máscaras são hidratantes, pois esses são os componentes da sua base, no entanto outros ingredientes são adicionados. Diante disso, tenha cuidado, pois muitas máscaras intituladas hidratantes têm ainda outros ativos dentro e alguns, como os reconstrutores, não podem ser usado com tanta frequência.

As máscaras hidratantes em geral têm os seguintes ingredientes em suas formulações:
- Extrato vegetal
- Pantenol
- Glicerina
- Aloe Vera (babosa)
- Silicones
- Açucares e alcoóis

Para conseguir repor a agua da fibra capilar é necessário lavar o cabelo para tirar a gordura que fica em cima do fio e assim a água conseguir penetrar. As máscaras hidratantes têm ativos que conseguem entrar dentro da fibra e se manter lá dentro.

O cabelo hidratado fica macio, maleável e suave ao toque. No geral todo cabelo agradece a hidratação. A hidratação caseira é tão eficaz quanto os produtos industrializados. Alguns produtos naturais potencializam os efeitos hidrantantes como a babosa e o abacate (clique na palavra para aprender as receitas da hidratações usando produtos naturais). 

Eu, particularmente, acho que esse é o melhor tratamento para se fazer em casa. É simples e como é muito frequente o melhor é ter uma boa máscara hidratante no seu chuveiro. 

Melhores linhas de hidratação (para todos os bolsos):

- Máscara BB cream (Toollon)
- Semi di Lino (Alfaparf)
- Inner Restore Intensify (Sensciense)
- Moisture Recovery (Joico)

Dica extra: Para manter seu cabelo sempre hidratado use sempre protetores térmicos antes de usar secador ou chapinha, finalize seu cabelo com um leave-in e nunca se esqueça de BEBER ÁGUA, essa é a melhor maneira de fazer a reposição hídrica do seu corpo inteiro. 

E ai, gostaram dessas dicas?


Não perca os próximos posts sobre nutrição e reconstrução.

Beijos e até a próxima! :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário