quarta-feira, 29 de março de 2017

[Valerie explica] NUTRIÇÃO - Cronograma capilar



Já explicamos no blog sobre o cronograma capilar e detalhamos a etapa hidratação, como é feito, quais as etapas e os princípios básicos. Hoje neste post vamos detalhar a etapa nutrição, focando na forma de ser realizada, os melhores produtos, receitas caseiras e benefícios.

Também vale lembrar que o maior responsável pela beleza e saúde do seu cabelo é VOCÊ! :)
Portanto, não adianta ir no salão uma vez no ano e pedir um tratamento milagroso. É o cuidado diário que faz a diferença. O cronograma capilar ajuda no sentido de orientar qual tipo de cuidado devemos ter e a frequência do mesmo. Então mãos a obra. Já fez sua hidratação? Agora é hora de nutrir seu querido cabelo.

A nutrição consiste em fazer a reposição lipídica do fio de cabelo. Ela ajuda a manter a reposição hídrica feita na etapa anterior de hidratação, pois os óleos fazem com que a água permaneça no fio.  Ou seja, uma repõe a água e a outra mantém a hidratação.

Essa etapa age nas escamas dos fios fortalecendo as barreiras naturais dos fios. Assim a nutrição traz brilho, como sela a hidratação nos fios deixa o cabelo macio e maleável, controla o volume e ajuda muito as pontas ressecadas.

As máscaras hidratantes em geral têm os seguintes ingredientes em suas formulações:
- Óleos vegetais (argan, cártamo, amêndoas, coco, oliva)
- Manteigas vegetais (karité, cacau, abacate, murumuru)
- Ceramidas
- Tutano vegetal ou animal


Para cabelos muito secos é indicado também o uso de shampoos nutritivos nesta etapa.

Em geral, essa etapa tem um efeito imediato. O cabelo com sua oleosidade novamente balanceada fica brilhante, com aparência saudável. A nutrição também controla o volume, pois dá um peso ao cabelo, isso acaba com aquele efeito "fuá". As vezes um cabelo hidratado, fica macio ao toque, porém alto e espalhado. A nutrição ajuda no alinhamento dos fios, deixando o cabelo muito mais bonito.

Para fazer a nutrição usando produtos naturais o ideal é a aplicação do óleo vegetal (preferencia extra virgem) direto no fio no cabelo sujo. Deixar o cabelo umectado por 1 ou 2 horas e depois lavar normalmente. Desta forma a nutrição consegue ser bem efetiva. Esse é também um jeito excelente de domar os chamados "baby hair", aqueles cabelinhos novos que nascem perto da testa e ficam tipo uma coroa de fios elétricos indesejados.




Melhores máscaras de nutrição (para todos os bolsos):
- Máscara Capilar de Murumuru e linha Puro Luxo (Toollon)
- Luxury mask e Semi di Lino (Alfaparf)
- Liss Unlimited (L'oreal)
- All soft heavy cream (Redken)

Dica: Sempre bom após feito o tratamento finalizar com um serum ou um óleo de tratamento para dar aquele boost de brilho e deixar o cabelo ainda mais protegido. Compre um serum hidratante aqui ou um óleo de argan livre de parafina e petrolatos aqui.

Vale a pena investir nesta fase do cronograma capilar. Ela traz resultado rápido e visível. Porém vale lembrar que não adianta nutrir um cabelo que não está hidratado, por isso a importância de alternar entre os tratamentos. Ah! e até cabelos naturalmente oleosos precisam de nutrição.

O meu cabelo é oleoso, porém  precisa de muita nutrição por ter muito volume e sempre ter aquele aspecto "fofo" meio de algodão doce. No dia que faço a umectação com óleo de coco, sempre noto que ele fica pesado, porém assim que lavo novamente ele fica maravilhoso. E sempre uso o óleo de argan para finalizar e ele fica ótimo!

Gostaram da dica de hoje? Se gostou, por favor compartilhe o post e deixe um comentário para mim.

Não perca o próximo post sobre reconstrução.
Um abraço e até a próxima!

 Ceci






Nenhum comentário:

Postar um comentário