segunda-feira, 10 de abril de 2017

[Valerie explica] RECONSTRUÇÃO - Cronograma capilar




Olá!
Já explicamos no blog sobre o cronograma capilar link aqui e detalhamos as etapas de hidratação link aqui e nutrição link aqui, como é feito, quais os passos e os princípios básicos. Hoje neste post vamos detalhar a etapa de reconstrução, focando na forma de ser realizada, os melhores produtos, algumas receitas caseiras e benefícios.

Sempre gosto de bater na tecla da importância de NÃO terceirizar o cuidado dos seus cabelos. Exceto as pessoas que só lavam e tratam os cabelos no salão (todo dia), saiba que o cabelo é seu, portanto a obrigação de cuidar é sua! ***Acho que quem lê esse blog não vai no salão para todas as lavagens. rsrs

Vamos continuar com o cronograma: já está fazendo suas hidratações 2x por semana e sua nutrição ou umectação 1x na semana? Ótimo, vamos agora fortalecer esse cabelo com uma bela reconstrução!

A reconstrução capilar é responsável pela reposição proteica dos fios. As químicas, o sol, a poluição, o calor do secador e da prancha danificam inicialmente a cutícula capilar, uma vez transposta essa barreira o dano invade a fibra capilar resultando em quebras. O cabelo é feito principalmente de proteínas, além de água e lipídios. Mas quando o dano atinge a fibra capilar não adianta apenas repor a água e os lipídios com hidratações e nutrições. Para cabelos fracos e quebradiços é preciso repor também a massa perdida, repor essas proteínas. O cabelo reconstruido fica forte, encorpado e resistente. É aquele cabelo com vida.

Pessoalmente, acho que essa é a melhor etapa para ser realizada no salão de beleza ou com um profissional. Mas é claro que ela também pode ser realizada em casa, uma vez ao mês ou de 15 em 15 dias para cabelos muito danificados. Note que os produtos têm que ser da melhor qualidade e se a reconstrução for realizada com muita frequência pode resultar no efeito contrário, a proteína em excesso endurece o fio e leva a maior quebra.

As máscaras reconstrutoras em geral têm os seguintes ingredientes em suas formulações:
- Queratina
- Aminoácidos
- Creatina
- Sisteina
- Colágeno

Para iniciar é importante usar um shampoo anti-resíduos ou próprio para reconstrução.

Essa etapa, apesar de ser muito importante não traz um resultado tão imediato num cabelo danificado. Por isso o cronograma sempre se inicia com hidratação e nutrição para depois vir com a reconstrução. Assim conseguimos repor as principais substancias perdidas pelo fio de cabelo com os tantos danos a que ele está exposto. Se a reconstrução for feita durante o cronograma seguido a risca, você verá um resultado estético maravilhoso.

Como disse, acho que essa etapa não deve ser realizada com produtos naturais. Mas existem receitas de reconstrução com a proteína de ovo (link aqui) ou com a queratina líquida (link aqui). No entanto, acho mais recomendável deixar as receitinhas caseiras para as outras etapas do cronograma e na reconstrução investir em produtos de qualidade comprovada.

Melhores máscaras de nutrição (para todos os bolsos):
- Kit Kpak (Joico)
- Bonacure Repair Rescue (Schwarzkopf)
- Absolute Repair pós quimica (L'oreal)
- RMC Azul (Amend)
- Midollo de Bambu (Alfaparf)

Ah, depois da reconstrução sempre é bom passar um sérum finalizador ou um óleo para manter aquela reposição que você acabou de fazer. Indico como sempre o BB cream link aqui (que é como aquele Uniq One da Revlon numa versão 100% brasileira, mais barata e de excelente qualidade). Como óleo indico esse de argan que você encontra aqui que é livre de parafinas.

É isso ai pessoal! Espero que tenham gostado dessa sequência de posts sobre o cronograma capilar.

Curtam as redes sociais da Valerie para ficar por dentro das novidades e dos novos posts.
Deixem sugestões do que gostariam de saber aqui nos comentários!

Um beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário