quinta-feira, 20 de julho de 2017

[Valerie Nutrição] Devo consumir suplementos de colágeno?



Qual é a importância do colágeno? Faz sentido tomar colágeno para firmar a pele? E passar cremes contendo colágeno?

Para responder todas essas dúvidas vamos por partes.

O que é Colágeno?
O colágeno é a principal proteína estrutural encontrada nos tecidos conjuntivos. Toque a ponta do nariz, as orelhas e perceba quão maleável e ao mesmo tempo resistente eles são. Veja que essa proteína realmente atribui qualidade de elasticidade e força para a pele.

O colágeno é efetivamente composto por três cadeias, enroladas em conjunto de uma tripla hélice apertada, contendo três aminoácidos: glicina,  prolina e  hidroxiprolina. Ou seja, o colágeno é formado por aminoácidos, que são uma fração da proteína.


Perda de colágeno:
O colágeno tem desgaste ao longo do tempo. E o desgaste é acelerado por radicais livres – subprodutos tóxicos causados pela má alimentação, exposição ao sol em excesso, poluição, tabagismo, uso de álcool, estresse e naturalmente o envelhecimento.


Bom, agora que sabemos o que é essas substância, vamos as respostas das perguntas.

Passar cremes contendo colágeno faz sentido?

Parece razoável que o uso tópico de colágeno poderia substituir o colágeno do nosso corpo e impedir a perda do mesmo.  Mas isso é um absurdo em termos de ciência médica, pois as moléculas de colágeno em produtos cosméticos são grandes demais para serem absorvidas pela pele.

Tomar suplementos de colágeno hidrolisado vale a pena?

É preciso ingerir na alimentação os aminoácidos, os "tijolinhos" da proteína, caso contrário, não há matéria-prima para a pele para a fabricação de colágeno. Entretanto, comer colágeno não necessariamente significa mais colágeno na pele.

Os aminoácidos provenientes das proteínas ingeridas são utilizados para criar diversos tipos de proteínas humanas. A indicação de qual proteína será, inclusive o colágeno,vai do estímulo de seu próprio corpo. E quem regula esta função no corpo humano é uma série de fatores, tais como a sua secreção de hormônios como Gh (hormônio do crescimento), testosterona, estrogênio e também sua genética.

Porém, tratamentos como peelings químicos e a laser, além de o uso crônico de aparelhos de alta frequência  também podem ajudar no estímulo à produção de colágeno.
 
Então, o que posso fazer para ter uma pele mais firme?

- Vida saudável: O que você pode fazer é manter seus níveis hormonais equilibrados, além de evitar toxinas como tabaco, álcool, refrigerantes, farinhas brancas, gorduras Trans, Glúten, Caseína, Lactose, acúcares e adoçantes, poluição e estresse.

- Suplementação: Também é possível contar com suplementos (como antioxidantes, minerais, proteínas, vitaminas e hormônios bioidênticos) manipulados conforme a sua necessidade, para isso CONSULTE UM MÉDICO e conseguirá a melhor produção de colágeno dentro de seus limites fisiológicos.

- Hidratação: Um corpo bem hidratado, tem células bem hidratadas, portanto tomar água de boa qualidade e com quantidades adequadas é essencial.

Resumindo, se você mantém uma vida saudável e uma dieta equilibrada, baseada fundamentalmente em proteínas de boa qualidade, certamente obterá todo substrato necessário para a produção de colágeno.

Por isso, não adianta nada usar suplementos de colágeno! 
Salve seu dinheiro $$$  para comprar alimentos de qualidade, sem agrotóxicos, consultar um bom profissional da saúde e utilizar produtos de limpeza e cosméticos naturais e sem toxinas.
Com certeza, dessas forma você terá resultados melhores.

Texto baseado no post do Dr. Victor Sorrentino

Siga-nos no Facebook e Instagram
www.facebook.com/comprevalerie
@valerie_cosmeticos

Obrigada!

Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe-nos um comentário! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário