quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Cuidados com os cosméticos na gravidez





"Tudo o que você come ou aplica, ou que entra em contato com a pele, pode afetar você e o bebê", explica a dermatologista Sandra Marchese Johnson.

Embora os produtos de uso mais comum sejam seguros de modo geral, há alguns componentes que podem prejudicar o bebê dentro da barriga e devem ficar fora do seu armário ou nécessaire durante esse período. Veja a seguir um guia para orientar suas escolhas cosméticas durante a gravidez e também a fase de amamentação.

Na hora da compra, leia com atenção o que diz a parte de trás das etiquetas, não somente a da frente!

Ácido retinoico

Essa poderosa substância, encontrada em loções antirrugas e envelhecimento, assim como em cremes para espinhas não é recomendada para grávidas. Há sólidas evidências científicas de que o uso deste ácido na gestação pode provocar malformações no feto.

 Em etiquetas de produtos comercialmente vendidos, você pode encontrar o ácido retinoico com o nome de adapaleno, tretinoína, isotretinoína, retinol, linoleato de retinila ou tazarotene.

Ácido salicílico

Esse tipo de ácido mais suave é utilizado para tratar certos tipos de problema de pele, como a acne, e pode ser encontrado em diversos produtos, como limpadores, sabonetes e tonificantes.

O problema é que ácido salicílico não é nada recomendado para grávidas. Estudos já mostraram que altas doses da apresentação oral do ácido podem levar a defeitos no feto e a uma série de outras complicações na gravidez. Diante disso, os médicos preferem a cautela e também desaconselham a forma tópica do ácido, especialmente no rosto e no corpo - portanto, todo cuidado é pouco com os peelings.

Em etiquetas de produtos comercialmente vendidos, você pode encontrar o ácido salicílico também com o nome BHA, ou beta-hidroxi ácido.

Cremes e fórmulas antiacne

Muitas mulheres, mesmo as que sempre tiveram ótima pele, ficam cheias de espinhas a partir do primeiro trimestre de gravidez. Isso se deve a variações nos níveis de estrogênio do corpo, e é um processo completamente transitório ligado à gestação, ou seja, tende a terminar com o nascimento do bebê.

Se as espinhas estão realmente incomodando você, converse com um dermatologista antes de fazer peeling ou passar qualquer produto no rosto ou no corpo. É fundamental ficar longe de remédios orais contra acne (como Roacutan ou Tetraciclina), porque eles podem causar sérios problemas no bebê em desenvolvimento.

Em etiquetas de produtos comercialmente vendidos, você pode encontrar fórmulas para espinhas contendo substâncias com os nomes de ácido salicílico, BHA, beta-hidroxi ácido, adapaleno, isotretinoína, tretinoína, retinol, linoleato de retinila ou tazarotene. Todos elas devem ser evitadas.

Maquiagem

Sim, até com maquiagem é preciso ter cautela durante a gravidez. Prefira produtos hipoalergênicos e não comedogênicos, isto é, que não tampam os poros, já que a pele da gestante é mais suscetível à oleosidade.

Os melhores pós, blushes, sombras e batons para grávidas são de base mineral, livres de óleo e feitos a partir de ingredientes naturais que não causam irritação na pele da maior parte das mulheres.

Nossas opções naturais

 Para que as gravidinhas mantenham suas peles lindas e vistosas durante toda a gravidez existem escolhas mais naturais. Nossa linha DETOX funciona perfeitamente para isso. Com extratos vegetais de maçã, hortelã e gengibre, os 4 produtos da linha limpam, esfoliam, devolvem o tônus, tiram o excesso de oleosidade e hidratam sem oferecer nenhum risco para a mamãe nem o bêbe.

Os quatro produtos são:

1- Espuma facial - sem sulfato, ela limpa de forma suave e efetiva, inclusive é ótima como demaquilante. 
2- Esfoliante facial - com sementes de apricot, esfolia gentilmente a pele do rosto sem machucar ou ressecar. 
3- Máscara de argila verde - a argila verde têm diversas propriedades terapêuticas, entre elas a desintoxicação. É visível a melhora na pele após o uso, deixando o mais clara, com mais viço e melhorando o tônus (aquela esticadinha que a gente gosta). 
4- Polpa hidratante facial - hidrata de forma suave e refrescante, sem deixar oleosa. 

Experimente o ritual detox também durante sua gravidez, todos os produtos são sem sulfato, petrolatos, alumínio, ácidos, silicone e parabenos. Não possuem ingredientes de origem animal e JAMAIS são testados em animais. 

É uma ótima opção para cuidar bem da pele, sem nenhum risco a sua saúde ou a natureza. 

Gostou do post? Deixe um comentário ou sugestão abaixo. 
Parte do conteúdo tirado do site Baby Center 

Obrigada pela leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário